Roteiro Cultural pela Baixa de Lisboa
Roteiro Cultural pela Baixa de Lisboa
Muita história para conhecer, muito para visitar na Baixa de Lisboa. Preparamos para si um roteiro cultural pela Baixa de Lisboa.
Lisboa é uma cidade com história e com muita tradição, que conta pedaços da memória cultural portuguesa. A forte ligação à cultura marítima é um dos destaques, mas há muito mais gravado um pouco por toda a parte da cidade. A baixa de Lisboa, por toda a sua ligação à época pombalina, tem muitos segredos que merecem uma visita atenta.

TEATRO DONA MARIA II

Comece por um dos edifícios mais emblemáticos da baixa. Aquela que é a mais importante sala de teatro da capital, é também conhecida pelo seu estilo neoclássico, que deriva da sua construção em pleno século XIX. Aqui, podemos desfrutar das mais importantes peças de teatro e eventos culturais da cidade, mas há muito mais para fazer, uma vez que, durante o dia, existem visitas guiadas aos camarins e corredores do teatro. Descubra todos os segredos e curiosidades da sala, desde logo os pormenores da fachada, onde está patente uma estátua em homenagem a um dos mais importantes poetas portugueses, Gil Vicente.

ELEVADOR DE SANTA JUSTA

Um pedaço de história que conecta a Rua do Ouro ao Largo do Carmo. Este elevador conta com mais de 100 anos, naquela que é uma torre neogótica construída por Raoul Mesnier de Ponsard. Este engenheiro foi discípulo de Gustave Eiffel (o criador da Torre Eiffel parisiense), daqui que consigamos identificar algumas similaridades arquitetónicas entre os dois monumentos. Desfrute da viagem pelos 45 metros de altura do elevador e quando chegar ao topo, prepare-se: há um miradouro com vistas arrebatadoras sob a cidade de Lisboa.

AS PRAÇAS DA BAIXA

São conhecidas por se tratarem de zonas amplas, numa inspiração arquitetónica que deriva do tempo da influência moura em Portugal. A Praça do Comércio e a Praça D. Pedro IV fazem parte do roteiro cultural da baixa de Lisboa não só pela sua beleza, como pela sua história. Destaque para as estátuas presentes em ambos os pontos, respetivamente em homenagem a D. José e a D. Pedro IV. Nesta última, contemple uma das duas fontes localizadas na praça.

ARCO DA RUA AUGUSTA

Outro projeto que surgiu após o terramoto de 1755. Demorou quase 100 anos a ser finalizada e está situado numa das artérias mais concorridas, a nível de comércio e movida, da baixa de Lisboa. O arco pretende homenagear a glória do período dos Descobrimentos e é por isso que ilustres navegadores como Vasco da Gama, Marquês de Pombal, Viriato e Nuno Álvares Pereira. Recentemente, desde 2013, é possível visitar o arco, pois tornou-se num miradouro, a partir do qual é possível avistar pontos icónicos da cidade, como o Tejo, a Baixa e a Praça do Comércio.

ONDE FICAR

Conhecer e percorrer todos estes destinos a pé merece uma estadia próxima, com qualidade e conforto. Depois destes momentos de turismo cultural pela Baixa de Lisboa, escolha ficar nos Rossio Apartments, localizados a escassos minutos do Chiado e da Praça do Comércio. Venha passear a pé pela baixa de Lisboa, absorva a cidade e faça já a sua reserva, ao melhor preço, nos Rossio Apartments!

Blog