A baixa de Lisboa é considerada por muitos como um lugar mágico, onde a modernidade e a história da capital portuguesa se cruzam. De facto, ao andar a pé pela baixa pombalina encontramos uma mistura cultural, nacionalidades diferentes, uma vasta oferta de lojas e restaurantes, mas sempre mantendo o espírito português e todos os aspetos típicos de Lisboa.
Para um dia ou uma tarde bem passada nesta zona da cidade, caracterizada pela calçada portuguesa e pelo seu piso plano, preparámos alguns pontos fundamentais que tem de visitar para absorver o melhor da Baixa. Preparado?
PRAÇA DO COMÉRCIO
Comece numa das maiores praças da Europa, a praça do Comércio, que tem cerca de 35 mil metros quadrados de área. Observe a imponente estátua equestre de D. José, que também justifica outro dos nomes por que esta praça é conhecida: Terreiro do Paço.
Aqui está no centro de tudo, pode aproveitar para fazer umas compras ou admirar já a maravilhosa vista do Tejo e dos barcos que cruzam as duas margens do rio. Se lhe apetecer sentar a conversar à beira-rio, fique a saber que também é possível, pois esta é uma paragem habitual de descontração ao fim do dia (e que tem um pôr do sol único!).
ARCO DA RUA AUGUSTA
Com uma arquitetura que remete para a grandiosidade do império português aquando do período das Descobertas, não há como não se maravilhar com este arco, que foi projetado após o histórico terramoto de 1755. Tenha a câmara fotográfica a jeito, até porque, desde 2013, é possível subir ao topo do Arco da Rua Augusta. O bilhete custa apenas três euros e, a partir de cima, pode admirar a Sé de Lisboa, a Ponte 25 de abril, ou o Castelo de São Jorge.
ELEVADOR DE SANTA JUSTA
Para os fãs de vistas panorâmicas, o Elevador de Santa Justa oferece o passeio ideal. Projetado por engenheiro português discípulo de Eiffel (sim, o senhor que idealizou a Torre Eiffel), o elevador tem 45 metros de altura e a partir dele podemos ver a Sé de Lisboa, a Praça do Rossio, entre muitos outros pontos belos da cidade.
PRAÇA DO ROSSIO
Aqui, além dos inúmeros restaurantes, o destaque vai para a estátua de Dom Pedro IV. Refresque-se sentado na fonte, ou admire o Teatro Nacional Dona Maria II que se situa na mesma praça. Se tiver tempo, conheça o teatro: pode assistir a um espetáculo ou usufruir das visitas guiadas que mostram os camarins e todos os detalhes deste espaço icónico.
Se quiser provar doçarias típicas portuguesas ou bebidas nacionais a rigor (a ginjinha é sempre uma excelente opção), existem várias padarias e cafés de qualidade na zona da Baixa. Mas, se ainda tiver fôlego para mais, recomendamos uma visita à Praça da Figueira, normalmente preenchida por acrobacias de skaters.
Conheça a baixa de Lisboa e fique hospedado no centro histórico
Passear a pé, sem pressa de transportes, é um bálsamo para a alma. Por isso, os Rossio Apartments são a escolha ideal para quem quer conhecer a baixa de Lisboa. Estes apartamentos, totalmente equipados, estão localizados a 5 minutos de tudo, em pleno Chiado. Desfrute das nossas promoções, reserve já a sua estadia ao melhor preço e venha descobrir o que ver na baixa de Lisboa, a partir dos Rossio Apartments.